Pai, o que você quer de mim?

por Henrique Matos

Me perdoem pelo abuso, mas hoje eu gostaria de contar um testemunho. Sempre me sinto edificado quando ouço (ou leio) de algum amigo as bençãos de Deus em sua vida e hoje queria fazer uso desse espaço para tal.

Como alguns sabem, não faz muito tempo (bem, isso é relativo) que pude conhecer a graça e a misericórida dEle em minha vida. Não sei dizer exatamente uma data ou um ano, mas isso também não me importa muito, já disse também que não acredito que alguém "aceite" Jesus, creio que em certo momento o Espírito nos toca e passamos sim, a enxergá-lo. Mas independente de prazos, gosto de pensar que tenho procurado viver intensamente esses momentos com Ele.

Pouco antes de eu começar a escrever esses e-mails (e para alguns de vocês eu já os mando há mais de um ano), houve uma fase de minha vida cristã em que orava a Deus pedindo um direcionamento. Gostaria de saber quais eram os planos dEle para mim, queria um ministério, queria ter os dons espirituais (1 Coríntios 12), queria ser "usado" por Deus como profeta (Isaías 6), desejava ser uma benção na minha comunidade cooperando para o mover de cura, restauração, libertação na vida dos irmãos (Mateus 16). Gostaria de ser um "servo exemplar" para meu Deus e queria saber quais eram os caminhos para isso.

Sinceramente, não tenho entendimento para saber como as coisas se movem no plano espiritual, mas creio que lá de cima, Deus olhou para mim aqui embaixo, ajoelhado naquele quarto, deu aquela suspirada e pensou "Ai ai, lá vem mais um". Mas como sempre, Ele teve misericórdia de mim, me amou e partir de um tempo, nesses mesmos momentos de oração, o Senhor começou a ministrar respostas em meu coração. Tentando fazer uma tradução, era como se Ele me dissesse algo como:

"Calma rapaz! Não se preocupe com os meus propósitos, isso não é importante para você. Distribuir a capacitação, os ministérios e dons é o meu papel e não o seu. Darei a cada um aquilo que já planejei para suas vidas e nisso você não pode interferir. Aliás, a única coisa que você pode realmente fazer é escolher entre 'sim' e 'não'. O sim, é me seguir, me amar, estar comigo... escolha isso, busque-me, invoque meu nome, adore... e fique tranquilo".

Confesso que a princípio isso me parecia pouco, simples até. Mas com o passar dos dias (e das orações), em minhas leituras da Bíblia, eu sentia saltar à minha vista alguns versículos que me foram sendo ensinados ao longo desse tempo. Gostaria de compartilhar como forma de confirmar o que foi dito acima.

"Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles." (Salmo 139.16).

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." (2 Crônicas 7.14)

"Filho meu, guarda as minhas palavras, e entesoura contigo os meus mandamentos. Observa os meus mandamentos e vive; guarda a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração." (Provérbios 7.1:3).

"E ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo." (2 Coríntios 12.9).

"Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência." (Deteronômio 30.19b)

"Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares." (Josué 1.8:9)

E dessa forma minha ansiedade foi sendo tratada e melhor do que isso, pude aprender com o Professor qual deve ser a nossa postura e qual era a minha "lição de casa". Descobri que simples, de fato é, não tem segredos ou mistérios envolvidos nos planos de Deus para nós. Mas de um outro lado, não é de modo algum fácil, é estreito, duro e penoso. Mas vale a pena, ahh como vale!

Creio que acima de tudo, senti que Deus quer que os meus esforços estejam naquillo que Jesus definiu como sendo "o mais importante" para Seus filhos. Prefiro não estragar a história com esse meu vocubulário pobre e vou deixar que essas palavras saiam de Sua boca:

"Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas." (Mateus 22.37:40)

Precisa mais? Deus só quer o nosso amor e dedicação à Ele, aliás, todo o nosso amor. Se formos capazes disso, todo o resto se fará conforme a Sua vontade... ora, e não é justamente isso que temos pedido?

Postagens mais visitadas deste blog

O amor, um calção e gestos primitivos (cinco minutos antes de minha vida mudar)

Minha religião não permite

De mudança